10 de Maio Dia Internacional de Atenção a Pessoa com Lúpus


O tema do post de hoje é bem complexo mas vou tentar explicar o que mais ou menos não tem explicação, pois em cada pessoa acontece de uma forma diferente o que dificulta o diagnóstico fazendo assim com que o paciente de Lúpus perca tempo no início do tratamento e muitas vezes agravando o seu estado de saúde.

Há exatos 10 anos eu comecei a sentir os sintomas, era muito cansaço e dores musculares ao ponto de eu não conseguir segurar um garfo para comer, todas as minhas articulações incharam doia até para respirar e eu sem saber o que estava acontecendo comigo passava nos médicos, pronto socorro tomava aquela medicação diminuiam as dores e voltava para casa, com algumas horas as dores voltavam e eram insuportáveis e não havia melhora alguma até que fui em um reumatologista que me passou alguns exames e me diagnosticou com ARTRITE REUMATÓIDE, comecei um tratamento com o uso de corticoíde e aos poucos fui melhorando e não sentia mais nada e o médico retirou a minha medicação. Depois de dois anos voltei a ter crises e mais uma vez fiquei de cama e totalmente dependente das pessoas para tudo, voltei ao reumatologista e ele mais uma vez falou que eu tinha artrite, resolvi procurar mais duas opiniões e foi onde Deus colocou uma Reumatologista especialista em Lúpus na minha vida e fechou meu diagnóstico e desde então venho fazendo uso das medicações certinho mas não é fácil viver com Lúpus, temos muitas limitações e temos dias de altos e baixos, qualquer coisa faz com que o nosso organismo comece a nos atacar seja um estresse, uma raiva, um sol, como falei acima não é fácil conviver com o Lúpus mas é possível, não podemos nos entregar. Hoje mesmo é um dia que não estou bem mas não poderia deixar de fazer esse post para alertar sobre a importância dos cuidados que devemos ter com a saúde e também lutar por melhorias no tratamento dos pacientes de Lúpus.




O lúpus é uma doença autoimune inflamatória crônica que faz com que o sistema imunológico do paciente ataque e destrua tecidos saudáveis do organismo erroneamente. Há mais de 100 tipos de doenças autoimunes e o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é um dos tipos mais comuns, podendo afetar o cérebro, as articulações, os rins e principalmente a pele. É importante estar atento aos sintomas da doença, se tratada corretamente pode ser amenizada sem sequelas ou efeitos colaterais no paciente






Os dois tipos mais recorrentes do lúpus são o discoide também conhecido como cutâneo que faz com que o paciente desenvolva manchas vermelhas na pele, principalmente em áreas expostas ao sol como rosto, colo, braços, couro cabeludo, etc. E o lúpus sistêmico, em que outros órgãos são afetados pela inflamação.


É possível conviver bem com o Lúpus desde que se tenha os cuidados necessários, bem como fazer corretamente o uso das medicações, Uma problemática encontrada pelos pacientes de Lúpus é em relação a medicação pois em sua maioria são caras e faltam muito nos centros de distribuição de medicamentos dos Estados e Municípios, cada dia sem o remédio é como se fosse um dia de guerra perdida.



No dia 10 de Maio é o dia mundial de conscientização do Lúpus, nós não podemos nos calar temos que lutar para que nossos direitos sejam reconhecidos e sejam implementadas mais ações para o cuidado com a saúde do paciente de Lúpus, quanto antes for recebido o diagnóstico mais chances de controle da doença bem como menores os riscos de sequelas.

ABRACE ESSA CAUSA NOS AJUDE NESSA LUTA, NO DIA 10 DE MAIO POSTE NAS SUAS REDES SOCIAIS UMA FOTO USANDO ROXO OU FAZENDO COM A MÃO IGUAL ESSE SÍMBOLO NA FOTO ACIMA E COM A #EUAPOIOOMAIOROXO E APOIANDO ESSA CAMPANHA VOCÊ TAMBÉM ESTARÁ LUTANDO PARA  MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE DE LÚPUS. 


Espero que tenha gostado do post e que abrace essa campanha. O Lúpus é grave e pode matar.

Beijos !!!




9 comentários

  1. Nossa eu não fazia idéia de como era essa doença! Muito triste,saber que muitas pessoas tem e nem sabe! Agora até fiquei com medo pois sinto muita fadiga! Adorei a explicação utilidade pública. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Post bem explicado eu não conhecia esta doença assim com tanta coisa para tratar sò Deus na vida dos pacientes

    ResponderExcluir
  3. Post bem explicado eu não conhecia esta doença assim com tanta coisa para tratar sò Deus na vida dos pacientes

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso post.... Explica muito bem pra quem não entendi.

    ResponderExcluir
  5. Amiga seu post vai ajudar muitos que já estão com os sintomas e não sabem o que tem... Amei seu post

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado seu post....isso eu nao conhecia...muito bem explicado pra quem nao entende...❤❤❤

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma doença que judia bastante de quem tem, conheço pessoas que tem e é um sofrimento bem triste.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do post, é muito bom poder entender um pouco mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um assunto que e chamou atenção e que ja andei pesquisando um pouco,e vi que é muito sofrido para quem em lupsus e que não tem cura :(
    Esse seu post esta muito bem explicado adorei saber um pouco mais sobre o assunto bjs

    ResponderExcluir

Topo